Endomarketing pode ser
entendido como o marketing voltado para as ações dentro da empresa, também é
conhecido como marketing interno.
É o estudo das necessidades e desejos dos
consumidores, onde normalmente as empresas adaptam estratégias e elementos do
marketing tradicional para o ambiente interno das corporações.
O endomarketing surge
como um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
O
posicionamento do marketing passa a ser tão importante quanto para o cliente,
pois é necessário que o funcionário se torne um aliado no negócio, responsável
pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu sucesso, por isso
muitas vezes ouvimos que uma empresa precisa convencer primeiro o seu
funcionário a querer comprar o produto oferecido ao cliente.
A globalização acelerou
os processos de troca e a interconexão dos mercados, fazendo com que empresas
do mundo todo incluíssem o endomarketing em suas discussões estratégicas.
Uma das principais
funções do endomarketing esta em tornar integrado todos os departamentos dentro
da empresa, pois é fundamental a comunicação entre os que trabalham por um
único objetivo.
Cabe ao marketing atrair os clientes e o endomarketing a de
reter e atrair os colaboradores da empresa.
O mercado atual é
dinâmico e a cada dia o trabalho integrado é mais importante, por isso o
endomarketing bem elaborado e fundamentado pode ser um fator decisivo para uma
organização.
Aluna: Raíssa Arantes
Para empresa conquistar clientes, parceiros e ser reconhecida no mercado, dentre outras ações, é essencial trabalhar sua comunicação. A forma como de fala para seus consumidores faz toda a diferença, como eles perceberão sua marca.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO funcionário deve utilizar esse meio para facilitar o seu serviço,ajudando no crescimento da empresa.
ResponderExcluirE importante que o funcionario conheça o produto fornecido pela empresa para que a empresa obtenha sucesso
ResponderExcluirAtualmente o endomarketing é tão importante quanto o marketing, pois os próprios funcionários precisam conhecer e cooperar para que o produto venda cada vez mais.
ResponderExcluir