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sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pesquisa de Mercado



   
Pesquisa de Mercado

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas consequências.

    O sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.

    Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes, como:



·         IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);

·         Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);

·         Associações comerciais, industriais e sindicatos;

·         Centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento;

·         Centros tecnológicos;


Para que serve:
A pesquisa é um recurso vital que serve para: 
·         Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.);
·         Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
·         Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços;

Alunas: Jheniffer e RaÍssa

9 comentários:

  1. Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, por isso a pesquisa de mercado é muito importante para a empresa, e deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.

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  2. Serve também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

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  3. A pesquisa de mercado serve para ver preço nacional, e importante utilizar nas empresas.

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  4. Pesquisa de mercado é muito bom que conhece o cliente .

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  5. A pesquisa de mercado é muito bom, que você ficar por dentro do perfil do cliente e demais coisas.

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  6. Bom saber que assim como a Análise de Mercado, a Pesquisa de Mercado também é muito importante numa empresa, pois a ajuda a tomar decisões importantes para seu crescimento.

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  7. O bom pesquisador precisa ser, antes de tudo, um curioso. Mas também deve ser pragmático e ter talento para a síntese

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  8. A pesquisa de mercado é fundamental para diminuir a incerteza em novos empreendimentos.

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  9. Para subir seu empreendimento a empresa deve saber em que nível está e em que ponto deve trabalhar mais. Bom saber que o cliente é a peça fundamental.

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