Pesquisa
de Mercado
Todas as decisões relacionadas a novos
empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação
na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas
consequências.
O sucesso de uma pesquisa mercadológica é
uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa
deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir
a incerteza ou influenciar decisões.
Diversos
dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são
regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como
prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal,
entidades de classe, universidades, entre outras fontes, como:
·
IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
·
Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);
·
Associações
comerciais, industriais e sindicatos;
·
Centros
de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento;
·
Centros
tecnológicos;
Para que serve:
A pesquisa é um recurso vital que serve para:
· Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.);
· Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.);
·
Perceber
a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
·
Analisar
os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de
vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e
serviços;
Alunas:
Jheniffer e RaÍssa
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, por isso a pesquisa de mercado é muito importante para a empresa, e deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.
ResponderExcluirServe também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
ResponderExcluirA pesquisa de mercado serve para ver preço nacional, e importante utilizar nas empresas.
ResponderExcluirPesquisa de mercado é muito bom que conhece o cliente .
ResponderExcluirA pesquisa de mercado é muito bom, que você ficar por dentro do perfil do cliente e demais coisas.
ResponderExcluirBom saber que assim como a Análise de Mercado, a Pesquisa de Mercado também é muito importante numa empresa, pois a ajuda a tomar decisões importantes para seu crescimento.
ResponderExcluirO bom pesquisador precisa ser, antes de tudo, um curioso. Mas também deve ser pragmático e ter talento para a síntese
ResponderExcluirA pesquisa de mercado é fundamental para diminuir a incerteza em novos empreendimentos.
ResponderExcluirPara subir seu empreendimento a empresa deve saber em que nível está e em que ponto deve trabalhar mais. Bom saber que o cliente é a peça fundamental.
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