Uma venda externa é aquela que ocorre, principalmente, fora do seu ambiente de trabalho.
Dessa forma, quando você visita um cliente (na empresa dele), você precisa prestar muita atenção no ambiente e, principalmente, como seu cliente está inserido nele.
Para exemplificar, quando um
vendedor que atende hipermercados e visita o setor de compras, tudo que ocorre
quando ele está DENTRO da empresa do cliente pode ser um fator que atrapalhe ou
ajude a venda.
Geralmente você fica esperando muito tempo para ser atendido,
além de ficar no mesmo ambiente que seu concorrente.
São justamente esses fatores
“externos” que precisamos analisar na hora de entrarmos na negociação e,
principalmente, atentar-se para as técnicas de fechamento que são
mais eficazes no seu segmento.
Para dar mais alguns
exemplos de profissionais que fazem vendas externas, temos as consultoras de
cosméticos (Avon, Natura) e os vendedores de Yakult, que andam com os carrinhos
pelas ruas.
ALGUMAS
TÉCNICAS ÚTEIS DE VENDAS EXTERNAS:
Técnicas de vendas são ações
que você faz para vender mais. Externamente, é possível desenvolver técnicas
que sejam peculiares ao seu segmento de mercado. Algumas técnicas são:
1 –
BOA APRESENTAÇÃO:
Um vendedor deve trajar roupas discretas, devidamente
lavadas e passadas, sapatos na mesma condição. Lembre-se que a primeira
impressão é a que fica e, quando o cliente observa você, ele faz um rápido
julgamento de você e do seu profissionalismo.
Nesse ponto, uma boa comunicação é essencial. Assim, cumprimentar o cliente de forma polida e desenvolver um diálogo no mesmo nível do cliente é fundamental. É proibido o uso de jargões e o famoso “tecnês” com quem não entende do assunto.
Nesse ponto, uma boa comunicação é essencial. Assim, cumprimentar o cliente de forma polida e desenvolver um diálogo no mesmo nível do cliente é fundamental. É proibido o uso de jargões e o famoso “tecnês” com quem não entende do assunto.
2 –
CONHECIMENTO DO PRODUTO:
Só é possível ofertar algo que você conhece
perfeitamente. O vendedor deve saber todas as funcionalidades, qualidades,
pontos positivos e negativos do seu produto, além de focar sua apresentação nos
benefícios daquilo que está levando até o cliente.
3 –
PROXIMIDADE DO CLIENTE:
Além de saber o que você está vendendo, é preciso saber
para quem. Isso facilitará o diálogo entre vendedor e cliente, aumentando as
chances de compra. Aqui, neste ponto, é MUITO importante que você esclareça
TODAS as dúvidas do seu cliente, para garantir que ele está plenamente
confiante que o seu produto é o melhor!
4 – A
NEGOCIAÇÃO:
Você apresentou seu portfólio de produtos e seu cliente
quer comprar. A próxima etapa da venda externa é a negociação.
Desenvolver técnicas de negociação, focadas no seu mercado é fundamental
para você alavancar suas vendas. Não adianta ser o melhor na apresentação e
pecar no fechamento.
5 –
GESTÃO DO TEMPO:
Ter cuidado com o seu
tempo, principalmente quando as visitas são agendadas (muitas vezes o
agendamento já é o primeiro contato com o cliente). Pense em quanto tempo será
disponibilizado e qual cliente será visitado primeiro.
Ter um cronograma ou uma rota é fundamental para você desenvolver uma
estratégia. Lembre-se que tempo é dinheiro e, sendo assim, quanto mais clientes
da mesma região você visitar, melhor vai ser o seu resultado com o mesmo custo
(transporte, estacionamento e alimentação).
6
– PÓS VENDA E FOLLOW UP
Combinou alguma coisa com o cliente, CUMPRA! O segredo de
uma pós venda de alta eficiência, garantindo novas vendas, é a atenção que você
dá a cada cliente APÓS a compra do seu produto ou serviço. Ligue para conferir
se ele ficou satisfeito ou se existe alguma dúvida quanto à utilização do
produto.
Além disso, anote TODOS os dados do seu cliente, para que
você possa manter contato com ele, enviando novas ofertas e produtos que podem
interessar a ele.
CONCLUSÃO SOBRE VENDAS EXTERNAS:
A venda “fora da empresa” é uma excelente forma de chegar
ao seu público-alvo e aumentar o faturamento (das empresas) e a renda (dos
vendedores). O detalhe é saber como atingir o cliente na comodidade de seu
ambiente, convencendo-o de que ele precisa do sue produto ou serviço.
Essa tarefa não é simples e requer muito treino e força
de vontade. Você vai receber muitos “nãos”, mas a cada SIM entenderá o que pode
fazer de melhor na próxima visita e seus resultados vão aumentar
gradativamente.
Aluna:
Alessandra Lourenço
Fonte:
http://supervendedores.com.br/vendas/tecnicas-de-negociacao-e-vendas/6-tecnicas-de-vendas-externas/
A venda externar é uma novidade das empresas, porque facilita as negociação e facilita o trabalho dos vendedores.
ResponderExcluirpara se trabalhar nesse ramo , voce precisa ter muita disposiçao de caminhar e abordar as pessoas , ora pois vender nao se trata de apenas de pegar o dinheiro e sim convencer ao cliente que seu produto é o melhor.....
ResponderExcluire sem dizer que talento é primordial numa venda
O vendedor que pratica a venda externa deve passar uma boa imagem para facilitar a negociação.
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