O marketing é um
campo de estudo novo se comparados com os demais campos dos saberes.
As técnicas existentes baseavam-se
mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingênuas e/ou maliciosas que
estavam misturadas a ferramentas eficientes.
Um dos fatores mais atuais de marketing encontra-se
na parte dos virais e de ações
coordenadas, onde a questão ética é fundamentada em fatores
básicos da mercadológica.
A ação de marketing é coordenada
através de um plano de estratégia de marketing.
Donato
(2009), em meados do século XVIII, na Inglaterra, inicia-se a Revolução
Industrial, onde a produção de bens artesanais é tomada pela produção
mecanizada. Em decorrência a isso, com uma produção mais acelerada, a população
começa a ter acesso a produtos com preços mais acessíveis. Nessa época a
concorrência ainda era inexistente, o que deixava os consumidores alheios aos
poucos ou únicos fornecedores, não tendo opções de escolha. Nessa época
iniciam-se o estudo do mercado, focado em logística e produtividade.
Surge então, após a Segunda Guerra Mundial, a expansão econômica e a concorrência.
Surge então, após a Segunda Guerra Mundial, a expansão econômica e a concorrência.
Logo, ideias de atração e relacionamento
com o consumidor começa a ser apresentada pelos mercadólogos. Assim, dá-se
início ao “vender a qualquer preço”.
O Marketing ainda não era visto como a
ação para satisfazer desejos e necessidades, mas a única necessidade de vender.
Em 1940 inicia discussões sobre a possibilidade em se desenvolver uma teoria mercadológica em termos científicos. Em 1954 é lançado o livro “A Prática da Administração”, autoria de Peter Drucker, em que atenta os administradores sobre a importância do Marketing, revelando-o como uma ferramenta importante para se conhecer o mercado.
Em 1940 inicia discussões sobre a possibilidade em se desenvolver uma teoria mercadológica em termos científicos. Em 1954 é lançado o livro “A Prática da Administração”, autoria de Peter Drucker, em que atenta os administradores sobre a importância do Marketing, revelando-o como uma ferramenta importante para se conhecer o mercado.
Em 1960 é enfatizada a importância da satisfação
dos clientes, por Theodore Levitt (professor de Havard Business School).
Em
1970 com o crescimento da concorrência, as empresas se atentam e começam a
implantar departamentos de marketing. Os setores como o governo também adotam
as estratégias de marketing.
MARKET + ING = MERCADO EM
MOVIMENTO
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos
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http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/55139/a-origem-do-marketing#ixzz3ZSd2hO6Y
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ALUNAS: Daffne e Sharlene
O marketing realmente veio para ficar, desde muito antigamente ele já é usado em vários seguimentos, e até hoje é muito útil dentro das empresas. É algo sem fim!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO marketing e um modo que as empresas utiliza para conquista o cliente.
ResponderExcluirEsse assunto é muito amplo e com muita aprendizagem. O marketing é essencial para as empresas.
ResponderExcluirMarketing é um bom modo de fazer com que suas empresas cresçam.
ResponderExcluirInteressante a definição de Marketing: "Mercado em Movimento". A definição é bem real, já que é o marketing que faz o mercado "andar".
ResponderExcluirO marketing nos negócios engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados”
ResponderExcluirO marketing é importante para atrair novos clientes para empresa.
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