Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Origem do Marketing

 

marketing é um campo de estudo novo se comparados com os demais campos dos saberes.
As técnicas existentes baseavam-se mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingênuas e/ou maliciosas que estavam misturadas a ferramentas eficientes.
Um dos fatores mais atuais de marketing encontra-se na parte dos virais e de ações coordenadas, onde a questão ética é fundamentada em fatores básicos da mercadológica. 
A ação de marketing é coordenada através de um plano de estratégia de marketing.
Donato (2009), em meados do século XVIII, na Inglaterra, inicia-se a Revolução Industrial, onde a produção de bens artesanais é tomada pela produção mecanizada. Em decorrência a isso, com uma produção mais acelerada, a população começa a ter acesso a produtos com preços mais acessíveis. Nessa época a concorrência ainda era inexistente, o que deixava os consumidores alheios aos poucos ou únicos fornecedores, não tendo opções de escolha. Nessa época iniciam-se o estudo do mercado, focado em logística e produtividade.
Surge então, após a Segunda Guerra Mundial, a expansão econômica e a concorrência. 
Logo, ideias de atração e relacionamento com o consumidor começa a ser apresentada pelos mercadólogos. Assim, dá-se início ao “vender a qualquer preço”. 
O Marketing ainda não era visto como a ação para satisfazer desejos e necessidades, mas a única necessidade de vender.
Em 1940 inicia discussões sobre a possibilidade em se desenvolver uma teoria mercadológica em termos científicos. Em 1954 é lançado o livro “A Prática da Administração”, autoria de Peter Drucker, em que atenta os administradores sobre a importância do Marketing, revelando-o como uma ferramenta importante para se conhecer o mercado.
Em 1960 é enfatizada a importância da satisfação dos clientes, por Theodore Levitt (professor de Havard Business School). 
Em 1970 com o crescimento da concorrência, as empresas se atentam e começam a implantar departamentos de marketing. Os setores como o governo também adotam as estratégias de marketing.
 

MARKET + ING = MERCADO EM MOVIMENTO 
 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/55139/a-origem-do-marketing#ixzz3ZSd2hO6Y

ALUNAS: Daffne e Sharlene



 

8 comentários:

  1. O marketing realmente veio para ficar, desde muito antigamente ele já é usado em vários seguimentos, e até hoje é muito útil dentro das empresas. É algo sem fim!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O marketing e um modo que as empresas utiliza para conquista o cliente.

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é muito amplo e com muita aprendizagem. O marketing é essencial para as empresas.

    ResponderExcluir
  5. Marketing é um bom modo de fazer com que suas empresas cresçam.

    ResponderExcluir
  6. Interessante a definição de Marketing: "Mercado em Movimento". A definição é bem real, já que é o marketing que faz o mercado "andar".

    ResponderExcluir
  7. O marketing nos negócios engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados”

    ResponderExcluir
  8. O marketing é importante para atrair novos clientes para empresa.

    ResponderExcluir