No mundo real ou virtual é
importantíssimo que você tenha sempre muita confiança na empresa que escolheu
para fazer suas compras.
A política de vendas não é
algo fácil de se conceber, para qualquer setor, em qualquer área. Por isso, é
importante retomar as considerações de Richers (2000) que enfatizam algumas
questões fundamentais que devem ser avaliadas pela empresa antes de iniciar
efetivamente suas ações de vendas.
A) Conhecimento dos mercados atuais e seu possível
desenvolvimento - Essa premissa é muito relevante e exige que a
organização promova a segmentação de mercado, valendo-se de pesquisas
estatísticas oficiais, assim como, de pesquisas encomendadas, de informações
advindas das suas redes comerciais ou de pesquisas realizadas pela própria empresa
para esse fim.
B) Capacidade aquisitiva e preferências
dos possíveis clientes:
- A empresa deverá buscar a
definição da disposição de sua clientela em relação aos produtos que deseja
colocar no mercado. Para que isso seja possível, ela poderá fazer uso de
pesquisas, observação direta e experimentação ou de entrevistas pessoais.
Diversos fatores
devem ser levados em consideração nessa investigação, como: As faixas de renda;
O poder aquisitivo do mercado potencial; Os gostos e preferências dos possíveis
clientes; Educação; Sexo; Idade; Viabilidade de influenciar na criação ou
modificação dos hábitos visando ao consumo de um determinado produto ou
serviço.
Essas informações
são responsáveis pelo condicionamento e complemento da análise do produto ou
serviço e geram o conhecimento mais aprofundado das características que terão
que constar no mesmo visando a satisfazer o público-alvo.
C) Determinação das condições que o
produto deverá reunir - Conceitua-se produto, na visão mercadológica,
como sendo tudo o que é capaz de atender às necessidades do cliente e, dessa
forma, ser vendido para ele.
A investigação
analisa todas as características do produto, ressaltando-se:
A impressão geral
que ele deixa registrado;
A imagem, fundamentada em seu conhecimento e
prestígio;
O conjunto de funções que ele cumpre;
A viabilidade de modificação
de sua funcionalidade visando a uma melhor adaptação ao mercado.
Colaboração: Renilson
É importante para analisar se o produto ou serviço está satisfazendo o público alvo.Visando uma melhor adaptação ao mercado.
ResponderExcluirÉ importante para empresa se ela precisa modificar ou manter os serviços que ela oferece para o publico.
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